quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Bibliotecários da Rede Sirius no SNBU 2014


No período de 16 a 21 de novembro, a cidade de Belo Horizonte sediou o XVIII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitárias (SNBU), principal evento da biblioteconomia em nosso país. Tendo como tema central “Bibliotecas universitárias e o acesso público à informação: articulando leis, tecnologias, práticas e gestão”, o Seminário propôs reflexões sobre o novo papel das bibliotecas e dos profissionais da informação diante da produção contemporânea do conhecimento e do olhar da sociedade civil.

A diretora da Rede Sirius, Rosangela Salles (ao centro), com a Comissão de Transição do Bibliodata
formada pela FGV/RJ, UNIRIO, UERJ, IBICT e UNESP
De acordo com Rosangela Salles, diretora da Rede Sirius – Rede de Bibliotecas UERJ, estar no SNBU é sempre uma excelente oportunidade para rever os amigos e conhecer projetos dos colegas bibliotecários de diversas partes do país. “Esse evento propicia uma profícua troca de conhecimentos e intercâmbio de profissionais das universidades”. Ela destaca a importância da divulgação de experiências bem-sucedidas em bibliotecas universitárias, e ressalta a significativa participação dos 23 servidores da Rede Sirius no evento deste ano, confirmando o empenho e comprometimento da equipe na busca pelo aprimoramento profissional.

Nesta edição do SNBU, a Rede Sirius esteve representada em 7 trabalhos apresentados pelos profissionais da Rede e pela participação nas reuniões técnicas: XV Reunião da Rede Brasileira de Informação em Ciências da Saúde / Rede BVS Brasil; Reunião Técnica Grupos do SNBU e Redes de Bibliotecários: GIDJ, APCIS, REDARTE, CBIES; VIII Encontro de Bibliotecas da Área de Psicologia; Reuniões Técnicas do Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (Ibict); Biblioteca Virtual em Saúde do Adolescente (BVS Adolec); Eleição Comissão Brasileira de Bibliotecas Universitárias (CBBU).

A seguir, os trabalhos apresentados por bibliotecários da Rede Sirius, em comunicação oral ou Pôster:


A pesquisa de clima organizacional como ferramenta de gestão em bibliotecas universitárias: estudo sobre a motivação na Biblioteca de Tecnologia E Ciências “A” da UERJ
Rinaldo Cavalcante Magallon



Novas possibilidades de atuação para o bibliotecário universitário no século XXI
Robson Dias Martins, Cláudia Regina dos Anjos, Ana Paula da Cruz Calixto, Elisete de Sousa Melo



Serviço de Descoberta: considerações sobre a implantação na Rede de Bibliotecas da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ
Fernanda Maria Lobo da Fonseca e Leila Cristina Rodrigues de Andrade.



Abordagem contemporânea para a gestão das bibliotecas universitárias brasileiras
Simone Faury Dib e Clóvis Ricardo Montenegro de Lima.


Orientação continuada de usuários em bibliotecas universitárias: relato de experiência
Adriana Caamaño; Kárin Cardoso; Silvia Gago; Tania Costa.



Portal de periódicos da UERJ na perspectiva do acesso livre
Ester Aparecida Lima de Souza


Bibliotecárias em sala de aula: grandes parcerias
Ana Rachel Fonseca e Thais Vieira









Veja abaixo mais fotos da participação dos servidores da Rede Sirius no SNBU 2014.




Postado por Mauro Corrêa Filho

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários feitos no Blog da Rede Sirius são passíveis de aprovação. Comentários sem identificação ou de conteúdo ofensivo não serão autorizados.